Como evitar pessoas tóxicas

Nós sabemos que elas existem. Ninguém duvida mais. Elas nos sugam energeticamente, nos contaminam emocionalmente e, no final, saem sorrindo depois de termos servido aos seus propósitos. Essas são as pessoas tóxicas.

Toxicidade se refere à qualidade que caracteriza o grau de virulência de uma substância nociva para um organismo vivo ou parte desse organismo. Caracteriza venenos e toxinas que ao contaminarem um organismo danificam suas funções saudáveis.

Ou seja, pessoas tóxicas tem uma habilidade fora do normal de contaminar os outros. Mas contaminar com o que? Seu estilo de pensar e agir patológico. Essa pessoas, assim como vírus, se reproduzem e partem para o próximo local. Peguemos como exemplo a fofoca. Uma pessoa fala mal de outra e se “diverte” tanto com isso que repete a história pra todo mundo que encontra. Se propaga rapidamente. Nesse caso, é necessário plateia. O comportamento desse tipo de pessoa sempre é infrutífero para melhorar a própria vida ou a vida de outros. Ela simplesmente espalha negatividade. Faz as pessoas desgostarem uma das outras, dissemina uma visão pessimista de mundo, traz consigo um peso que todos sentem quando ela adentra a sala. No mundo virtual, essas comunicações inúteis e que entopem nossa caixa de e-mail são chamadas de spam. Quanto spam você deixa entrar em você no dia a dia?

photodune-7562354-no-spam-s-1100x733

Uma forma de se proteger é a assertividade. As pessoas são muito mal treinadas nesse tipo de atitude porque o excesso de política de boa vizinhança caracterizou a assertividade como falta de educação. As pessoas não sabem ouvir não sem se sentirem ofendidas pessoalmente. Mas a assertividade é um método de autopreservação extremamente eficaz. É quase um desinfetante mental. Quando alguém pensar em lhe usar como depósito de desafetos e rixas pessoais em um ambiente de trabalho ou na escola, por exemplo, dizer que não pode julgar a pessoa que está sendo citada por não conhece-la ou não tem interesse em ouvir esse tipo de coisa, pode te poupar muita raiva. De quem ficou falando em seu ouvido e de você mesmo por permitir tal coisa.

A toxicidade se alimenta de omissão. Que é o oposto da assertividade. É você acreditar que ao não fazer, não está contribuindo para a propagação disso. Está sim. Está se permitindo ser lixeira do outro. Quando você estiver em dificuldades, elas irão lhe dar soluções absurdas que elas mesmas não fariam, ou debocharão do seu problema, te distrairão. Tais pessoas são especialistas em desperdiçar a própria vida e o tempo dos outros.

flores-ao-vento-wallpaper

Sejamos mais seletivos com nossas companhias, mais exigentes com a nossa saúde e mais brilhantes em nossa forma de viver. Amizades quando cultivadas como um jardim resultam em flores mais bonitas.

Deixe um comentário