A Graphic MSP é um projeto que visa dar cara nova aos personagens de Maurício de Souza. Autores e Ilustradores convidados tem a oportunidade de criar histórias com um teor mais profundo do que o que encontramos até então. No caso de Penadinho, os responsáveis — e sortudos — foram Paulo Crumbim e Cristina Eiko.

A história se inicia no já conhecido cemitério onde vivem — sem trocadilho — Penadinho e sua turma, no meio de uma brincadeira de pique-esconde. E já na contagem temos uma referência bem humorada de como são as coisas para os “monstros” do outro lado da vida. Mas Penadinho é surpreendido com a notícia de que Alminha, que é o amor da sua morte (?), vai reencarnar. Apesar de tentar, ele não consegue dar a notícia a ela, e, numa tentativa de colocar seus negócios amorosos em dia, Alminha acaba por ser raptada antes que Penadinho pudesse dizer o que sente por ela.
Se inicia uma corrida contra o tempo para Penadinho, Frank, Muminho e Zé Vampir encontrarem Alminha para que Penadinho possa se declarar antes que seja tarde demais. Logicamente, quem tem familiaridade com o tema da morte e da vida, ficará espantado com a beleza com que os personagens representantes dessas duas dimensões da existência são retratados. Sem contar a habilidade com que conseguiram contar uma história tão profunda com leveza e bom humor.
Vida é uma história de amor. Sobre aquilo que não foi feito, sobre aquilo que não foi dito, sobre a “vida” não vivida. Seria cômico, se não fosse trágico, um amor entre dois fantasmas separados pela vida. Certamente não há personagem melhor para tal metáfora. A HQ é bonita em todos os aspectos: a arte dos personagens, as cores noturnas que predominam por quase toda a história, os extras sobre o processo criativo e, finalmente, a capa dura. Tudo isso por um valor tão baixo que, imediatamente, desperta a vontade de colecionar.

Paulo Crubim nasceu em Santos, litoral de São Paulo, e formou-se em Publicidade. Trabalhou para a Folha de S. Paulo como ilustrador e animador. É autor de Gnut, uma história em quadrinhos online e impressa.
Cristina Eiko é paulistana e formou-se em Design Digital. Trabalhou como webdesign e, como assistente de animação em Asterix e os Vikings. É autora do Quadrinhos A2.