A Graphic MSP é um projeto que visa dar cara nova aos personagens de Maurício de Souza. Autores e Ilustradores convidados tem a oportunidade de criar histórias com um teor mais profundo do que o que encontramos até então. No caso de Mônica, a responsável — e sortuda — foi a Bianca Pinheiro.
Essa artista é responsável por nos apresentar a uma Mônica diferente, frágil. Mônica é uma personagem tipicamente forte, ousada e determinada. A dona da rua. Mas, em casa, seus problemas não podem se resolver tão facilmente com uma coelhada.
Bianca colocou Mônica em uma situação em que toda criança se vê despreparada para lidar. As respostas que Mônica encontra emocionam pela ingenuidade e simplicidade que o mundo adulto insiste em dispensar. É praticamente certo que toda criança se identificará e todo adulto retornará ao passado ao ler Força. Como é a proposta do selo Graphic MSP, a profundidade da história nos toca como deve ser e o sofrimento é retratado com fidelidade.

Talvez o grande trunfo da história sobre um assunto tão “cotidiano” para alguns adultos, seja o olhar e os afetos da criança envolvida. É possível sentir a tensão durante a história. Os extras trazem o processo de criação, a escolha das cores e os esboços da Bianca. Definitivamente Força vale a pena. Seja pela arte diferente da que estamos acostumados ou por uma história que cativa tanto adultos quanto crianças.

Bianca Pinheiro nasceu no Rio de Janeiro, mas mora em Curitiba desde os 5 anos de idade. Formada em Artes Gráficas e pós-graduada em Histórias em Quadrinhos, a autora começou a fazer quadrinhos oficialmente em 2012, com o blog A Vaca Voadora. No ano seguinte, estreou sua webcomic Bear, que passaria a ser publicada pela Nemo em 2014. A série sairá também na França, pela La Boîte à Bulles.